Psicologia Comunitaria
Roteiro para estudos I
1. Conceitue comunidade.
Se caracteriza pela vida em comum entre pessoas próximas, laços criados nas condições de trabalho, amigos, vizinhos, familiares, etc, onde há uma comunhão, normas, costumes e compartilhamento de ideias, interesses em concordância designando interesses coletivos.
2. Segundo SAWAIA (2012), no momento de sua introdução ao corpo teórico da Psicologia, qual era o conceito vigente de comunidade?
Comunidade era conceito ausente na história das idéias psicológicas. Aparece como referencial analítico apenas nos anos de 1970, quando um ramo da psicologia se autoqualificou de comunitária.
3. Explique o motivo, articulado ao contexto sócio-histórico, da introdução do conceito de comunidade no corpo teórico da Psicologia.
Com a intenção de transformar o mundo a pratica profissional na comunidade teria que ser realizada fora dos consultórios e instituições, firmando assim um compromisso com o povo.
4. Qual a mudança, em termos de conceito de comunidade e objetivos do trabalho em Psicologia Comunitária, verificado no final dos anos setenta do século XX?
O conceito sofre um avanço caracterizando o capitalismo e no final do século XX o conceito passa a incorporar o sentido da resistência a opressão e da luta pela cidadania plena.
5. Porque esta mudança ocorreu e o que mudou em termos de prática?
Essas mudanças ocorreram a partir de transformações no próprio sistema de saúde pública no país, deixa de ser psicologia na comunidade passando a ser psicologia da comunidade.
6. Ainda segundo SAWAIA (2012), no que as duas vertentes de Psicologia Comunitária (a “tradicional”, referida na questão 3, e a “dos anos setenta”, referida na questão 4) se aproximam e no que se distanciam?
7. Quais as principais características, ainda de acordo com SAWAIA (2012), da atual reflexão sobre comunidade?
8. Comente a seguinte afirmativa: “A psicologia social ao qualificar-se de comunitária, hoje, explicita o