Psicologia como ciencia
Ciência Moderna ou Contemporânea
A Psicologia e a
Ciência
No Período Patrístico, o pensamento era filosófico e era formado por padres, teólogos, apologetas, exegetas, que procuravam encontrar explicações para questões do universo através da fé. Também foi marcado por ser uma época onde a sociedade devia obediência à Igreja.
Como marco deste período pode-se ressaltar a preocupação em mostrar os fatos verídicos, que era real aquilo que se podia ver ou provar, sendo deixada de lado a relação de Deus com o homem e voltando-se para a relação da natureza com o homem, ou seja, a influencia religiosa foi deixada de lado. Pesquisas e experimentos marcam esse período, e o estudo da Psicologia passa a ser feito em laboratório, voltado para a forma cientifica procurando a comprovação através de experimentos.
Wilhelm Wundt foi o pioneiro da Psicologia experimental criou o primeiro laboratório para realizar experimentos na área de Psicofisiologia, criou também o método de “introspecção” onde os experimentos envolviam percepções, sensações, sentimentos e emoções.
Ele acreditava que cada processo da mente envolvia também um processo físico.
As contribuições de Wundt foram muito importantes para a constituição da Psicologia como ciência e por esse motivo foi considerado o pai da Psicologia Moderna ou Científica.
Santo Agostinho e São Tomás de Aquino
Issac Newton. Galileu Galilei e René Descartes
Wilhelm Wundt
................................................................................................................................................................................................