Psicologia - caso de motivação; personalidade; liderança e burn
M trabalha em uma empresa multinacional de grande porte, voltada ao segmento de geração de energia. Esta empresa tem um elevado número de projetos em andamento e inúmeros que estão em fase inicial.
M trabalha no departamento responsável por gerenciar as finanças de cada projeto da empresa, um departamento cuja demanda de trabalho é extremamente alta, além de ser um departamento extremamente dinâmico, tudo precisa ser para ontem.
Neste departamento, onde deveria trabalhar uma equipe de no mínimo três profissionais, M trabalha sozinho, reportando-se diretamente ao gerente, muitas vezes ao próprio diretor da empresa. M trabalha neste departamento há um ano e maio, vindo de outra área completamente diferente. Sua principal motivação desde que chegou a este departamento é aprender sobre a dinâmica financeira dos projetos da empresa.
Porém a elevada demanda de trabalho e a dinâmica acelerada do “tudo pra ontem” têm causado a M um esgotamento nunca antes por ele experimentado. Este esgotamento tem causado estafa, física e mental, tamanha a ponto de começar, de certo modo, a interferir em sua vida pessoal.
Esta estafa tem se mostrado mais forte ao atrapalhar M em sua concentração para os estudos, ele está concluindo seu curso de graduação.
M é uma pessoa de personalidade forte e sabe que está em seu limite, e entende os problemas que sua atual situação podem lhe trazer no futuro. Uma conversa franca com seu gestor mostra que a empresa quer ter mais projetos do que pode comportar, e não quer investir em capital humano. Esta decisão da empresa faz com que os sintomas de M sejam sentidos em seu desempenho. Entradas em atraso, ausência em reuniões, noites mal dormidas.
Após uma conversa franca com seu gestor, logo após a volta de suas férias, M expos sua situação e, após ouvir de seu superior que não havia um horizonte de mudanças em um médio prazo, decidiu sair da empresa em busca de seus objetivos. E em busca de outro ambiente, mais