psicologia ava
Uma das preocupações dos psicólogos,era de conhecer cada atleta ,tanto nos aspectos físicos como psicológicos.Para a realização de treinamentos e textes individuais,de acordo com cada característica,para melhor aproveitamento do potencial do atleta.
A psicologia do esporte só foi reconhecida como uma especialidade de psicologia pela APA-American
Psychological Association-em 1986.
Por conta desta realidade a psicologia do esporte foi dividida em três áreas profissionais:o ensino e a pesquisa,desempenhando tanto por profissionais de psicologia como de educação física,e a intervenção clinica prerrogativa do psicólogo.
E assim nasceu a psicologia do esporte,divididos em linhas de intervenção e campos de atuação,tivemos como objetivos apresentar como vem sendo feita a psicologia do esporte e a psicologia no esporte,entendendo que a primeira é um campo especifico formado pelos conhecimentos originários da educação física/esporte e da psicologia e a segunda uma aplicação da psicologia clinica,educacional e organizacional ao esporte. Referencia bibliográfica:Psicologia do Esporte
Interfaces,Pesquisa e Intervenção.(KATIA RUBIO)
Na área da psicologia do esporte existem tantas teorias,definições e interpretações quantos são os psicólogos do esporte no mundo.Muitos desses profissionais entendem que a psicologia aplicada e outros entendem como uma diciplina da ciência do esporte.
A psicologia do esporte se ocupa da analise e modificação de processo psíquicas e ação esportivas.Muitos autores partem do principio de que a ação esportiva representa um comportamento intencional e psiquicamente regulado. A psicologia do esporte analisa as bases e efeitos psíquicas das ações esportivas considerado por um lado a analise de processos psíquicos básicos como