Psicologia-aspectos conceituais
Uma sociedade sem cultura, incapaz de estudar e analisar sua historia, não consegue entender sua própria historia, não estando apto a construir o futuro de forma estruturada. O professor brasileiro tem raízes brasileiras que há muito anos existem. Um país pode evoluir e melhorar, mais para que isso aconteça é importante entender a origem dos problemas, portanto é necessário investir no estudo da Historia da Educação e da Pedagogia. Só uma sociedade culta e bem- educada consegue entender a sua própria historia com seus defeitos e virtudes.
O processo de desenvolvimento histórico da Educação necessita ser reconstruída, estudada e interpretada com o objetivo de entender as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura; conhecer como aconteceu a criação das instituições escolares e as teorias que as orientam e norteiam, perceber as fragilidades, potencialidades, avanços e retrocessos, os quais poderão nortear ações futuras.
Estamos tão acostumados com a escola que às vezes nos parece estranhos o fato de que essa instituição não existiu sempre, em todas as sociedades.
Houve sociedade como as sociedades tribais em que não havia necessidade de escolas, pois a Educação se dava por meio da vida, para a vida e com o convívio social, sem que estivesse alguém especialmente destinado para a tarefa de ensinar.
Os mitos e os ritos eram transmitidos oralmente e a tradição se impunha por meio da crença, as comunidades eram estáveis, ou seja, as mudanças aconteciam lentamente, os membros da tribo passavam de um estado a outro pelos ritos de passagem que marcam o nascimento, a passagem