psicologia aplicada
Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:
* Inabilidade para interagir socialmente;
* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
SLIDE 03
Inabilidade para interagir socialmente – A criança autista ela tem dificuldades de interação. Na maioria dos casos tem rejeição ao contato físico tanto com pessoas quanto com animais; se isola, normalmente não interage com outras crianças, nem com os adultos. Não se sente bem em ambientes com muitas pessoas, ambientes movimentados.
SLIDE 04
Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos – A criança autista tem alterações no desenvolvimento da linguagem, o que implica em diversas dificuldades: Não consegue se expressar verbalmente quando precisa de algo, quando senti uma dor. Utiliza normalmente gestos, gritos, mímicas o que dificulta o entendimento para os cuidadores.
SLIDE 05
Padrão de comportamento restritivo e repetitivo – Tem comportamentos bastante restritos e repetitivos, seguem sempre uma rotina e não conseguem fugir dela ou se algo sai do previsto se irritam, não se adaptam facilmente a mudanças e tem aversão a coisas novas. São capazes de ficar horas e horas numa mesma atividade, repetindo sempre os mesmos rituais.
SLIDE 06
O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos.
SLIDE 07
De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos:
1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece