Violência na escola
A violência escolar é uma realidade que vem mudando sua representatividade no imaginário das pessoas, pois grande parte das escolas deixou de ser um local de segurança, passando a ser vista como área de risco. Esse tipo de violência não pode ser considerado um problema recente, uma vez que sempre esteve presente na historia da humanidade.
Diante de tantos acontecimentos esse tipo de violência passou a ser um objeto de reflexão, bem como, um grave problema social. Este é um problema que tem afetado a educação, os docentes e principalmente a gestão escolar. São estes profissionais que acompanham de perto a ação educativa no cotidiano da escola, cabendo a eles equacionar os problemas que surgem neste ambiente juntamente com a família desse jovem e juntos buscarem uma solução.
2. VIOLÊNCIA ESCOLAR
Educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos, sendo a escola seu grande veículo, mas hoje esse estabelecimento ganhou um novo aspecto, sendo esse de gradativo.
Nos últimos anos muito se tem falado de violência escolar, até porque, infelizmente, esta passou a fazer parte do nosso cotidiano. A violência escolar vem a ser o conjunto de manifestações que vão desde micro vitimizações, ou seja, agressões mais leves, físicas ou verbais, mas nem por isso menos graves, e ameaças que se tornam constantes, fazendo emergir um clima de degradação do clima escolar a delitos de maior gravidade que envolve, inclusive, riscos à integridade física dos membros escolares. É romper a liberdade e os direitos do outro, é hoje uma das principais preocupações da sociedade. Atinge a vida e integridade das pessoas, pois o indivíduo que é vitima da violência constante tem dificuldade de se relacionar com o próximo e reflete na escola as frustrações do dia a dia.
3. CAUSAS
As causas que