Multiculturalismo
RESUMO: Busca-se neste trabalho estudar sobre a cidadania para atingirmos uma sociedade mais justa e integra, procura-se verificar qual a contribuição da escola para a formação da sociedade, tomando como objeto de analise referencial teórico. Temos como objetivo realizar uma reflexão quanto ao papel do educador e a sua competência face aos desafios do multiculturalismo, e assim proporcionar oportunidades iguais na sociedade sob a perspectiva da educação social.
Palavras- chave: Diversidade. Cidadania. Sociedade. Educação
INTRODUÇÃO
A educação consiste em mais do que escolaridade, ela surgiu muito antes de existirem escolas, ela surge, então, como um recurso indispensável para a humanidade na construção dos ideais da paz, liberalidade e da justiça social, bem como, um caminho que leva ao desenvolvimento humano, incluindo a associação profissional. A escola desta forma deve possibilitar formas de emancipação ampliando o campo de percepção, para que se fortaleça o processo de formação dos diversos níveis de realidade levando o estudante a pensar e refletir sobre as origens das diversas discriminações presentes na sociedade.
Inicialmente farei uma explanação onde será mostrada a fundamentação teórica acerca dos temas em questão, tais como os problemas relacionados ao gênero, enfocando a o tratamento em sala de aula de meninos e meninas e as múltiplas possibilidades de trabalho em equipe; diversidade étnica e racial, onde irei trabalhar o preconceito racial; orientação sexual e sexualidade, o bullying e a homofobia na sala de aula.
Mostrarei a importância da escola para a formação do individuo e para a sociedade em geral, e sua função social como instrumentos de desenvolvimento humano e formador de consciência e cidadania.
No presente será dado um tratamento especial aos planos de ação, dentre eles, Diversidade de Gênero, Relações Étnica e Racial e Orientação Sexual e Sexualidade. Todos