matematica no enem
As provas do Enem são compostas de oito cadernos de provas, sendo quatro cadernos diferentes para cada dia do exame, em cinco cores distintas (azul, amarelo, branco, rosa e cinza) com 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de Ciências Humanas e suas tecnologias: (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 45 Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia). Isso em quatro horas e trinta minutos de prova no primeiro dia, das 13h00m às 17h30m, de acordo com o horário oficial de Brasília.
No segundo dia a aplicação aconteceu das 13h00m às 18h30m (cinco horas e trinta minutos de prova), pois além das 45 questões de Linguagens e Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e tecnologias da informação e comunicação) e 45 questões Matemática e suas tecnologias, os participantes desenvolvem uma redação que considera cinco competências cognitivas, que servem de referência para a correção do texto elaborado. O texto referido é do tipo dissertativo-argumentativo e deve ter de sete até o máximo de trinta linha.
Para a elaboração da prova do Enem, constituída de uma parte objetiva e uma redação, é utilizada uma matriz de competências. Neste caso, a palavra competência está ligada à capacidade do estudante de dominar a norma culta da Língua Portuguesa, compreender fenômenos naturais, enfrentar situações-problema, construir argumentações consistentes e elaborar propostas que atentem para as questões sociais. A cada competência corresponde um conjunto de “habilidades”, que seriam a demonstração prática dessas competências.
A matriz de referência traz um conjunto de 120 habilidades, sendo 30 para cada uma das quatro áreas que compõem o exame: linguagens e códigos; ciências humanas; ciências da natureza e matemática. A matriz de referência da redação não possui habilidades, porém conta com um conjunto de competências específicas, bem como