PSICOLOGIA APLICADA A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Gislene de Souza Barro. 2
RESUMO
O Artigo relata a contribuição e a importância que a Psicologia Organizacional tem para o ambiente de trabalho relacionado à Tecnologia.
Palavras-Chave: Relacionamento, comportamento, mudança.
1 INTRODUÇÃO
A Psicologia Organizacional se preocupa com a relação entre o homem e o seu trabalho dentro da empresa, levando em considerarão seu modo de ser e agir dentro da organização. Além disso, também estuda as relações entre os grupos formados no meio de trabalho, bem como o comportamento entre eles e suas filosofias.
Neste artigo será mostrado a contribuição e sua importância, de um Psicólogo da Organização ao relacionamento e a qualidade, não só da produtividade mais também de vida do colaborador.
2 Contribuição da Psicologia Organizacional
O comportamento de um indivíduo dentro de uma organização geralmente é motivado pelo desejo de alcançar algum objetivo, porém muitos não têm uma consciência de quais são seus objetivos, dificultando sua própria análise de avaliação, pois seus comportamentos são determinados inconscientemente por impulsos da própria personalidade. Principalmente em um ambiente de trabalho, aonde se utiliza vários equipamentos informatizados, maneiras de comunicação muito avançadas, e que as pessoas passam a maior parte do tempo “na frente de um computador”, é muito comum perceber a falta de convívio “humano” com os demais colegas de trabalho, e também a falta de objetivos, causando uma certa “sonolência” em relação à vida. As pessoas acabam ficando acomodadas com a tecnologia. Até mesmo na comunicação entre os colegas de trabalho, ao invés de conversarem normalmente, passam a se comunicarem mais através de Chat e salas de bate-papo, embora estarem a menos de 3 metros de distância.
Nessa situação, uma empresa, para não causar o desgaste mental, gerando o estresse e insatisfações nos seus colaboradores, utiliza-se de uma