Psicologi
Professora: Maria Vilhena
Turma: 12ºH
Nº25.Melissa Gonçalves
* Relações Precoces - As relações precoces baseiam-se no desenvolvimento social que se refere ao crescendo de competências e de habilidades que capacitam o indivíduo para se relacionar afectivamente e socialmente com os outros, isto é, para interagir.
Estas relações e as que vamos desenvolvendo ao longo da vida explicam o que pensamos, o que sentimos, o que aprendemos. As relações precoces vão ter um papel fundamental na construção de relações com os outros e na construção do eu psicológico. Iniciam-se logo após o nascimento do bebé.
* Bebé – Ser humano acabado de nascer; Criança de colo.
* Mãe – Progenitora do bebé.
* Agente maternal – pode ser qualquer adulto desde que seja significativo para a criança, que tenha tempo para ela, seja capaz de lhe dispensar a atenção e o afecto que ela necessita.
* Competências básicas do bebé – Conjunto de capacidades e competências que estimulam aqueles que o rodeiam a satisfazer as suas necessidades. Choro: Constitui um modo eficaz de atrair a atenção, em consequência de dor, fome, aborrecimento e/ou desconforto.
O choro provoca automaticamente nos adultos reacções de preocupação, de responsabilidade e de culpa: força-os a reagir, a tentar perceber e interpretar a razão do choro da criança. Sorriso: Aparece prematuramente. 6-12 Semanas: primeiros sorrisos activos e intencionais produtos da comunicação entre o bebé e a figura de vinculação. 6 Meses: o sorriso é um acto social dirigido a figuras preferenciais, é um sorriso social que o leva a não sorrir a estranhos. Vocalizações : funcionam como estímulo para as vocalizações do adulto, as vocalizações que vão evoluindo para forma de conversa são um reforço para a atenção dispensada pelos adultos.
* Competências básicas da mãe: O papel da mãe é muito importante para estabelecer comunicação com o bebé, para proporcionar respostas