Psicodinamica
Paulo tem 8 anos, freqüenta o 3º ano do Ensino Fundamental, na rede regular de ensino. Segundo relato da mãe, Paulo vem apresentando problemas na escola, pois não consegue realizar as atividades escolares (não acompanha a turma). A mãe também relata que Paulo não sabe ler nem escrever e isso a preocupa muito. Segundo ela, o menino tem apresentado resistência em freqüentar a escola.
A professora de Paulo, frente às dificuldades do aluno, encaminhou o mesmo para uma avaliação em uma Escola Especial (APAE). A Psicóloga da Instituição realizou anamnese com a mãe de Paulo e, no primeiro contato com Paulo, percebeu sua capacidade de concentração em realizar as atividades propostas, sendo estas do centro de interesse do menino. Durante o atendimento Psicológico, também foi possível perceber que Paulo apresenta dificuldade na fala. Frente a esta situação, foi solicitada avaliação fonoaudiológica e psicopedagógica ao menino, antes da aplicação da testagem Psicológica, pois as alterações na fala de Paulo poderiam prejudicar suas respostas à testagem e, a responsabilidade de prescrever um parecer, indicando um CID que afirme Deficiência Cognitiva a uma criança é imensa.
Paulo está sendo avaliado pela Fonoaudióloga e esta já constata que sua dificuldade na fala prejudica seu aprendizado da leitura e escrita. A Psicopedagoga sinaliza a facilidade com que Paulo realiza as atividades propostas no computador e nos jogos educativos. PROBLEMATIZAÇÃO:
1. Frente ao relato deste caso e baseado nos conteúdos vistos na disciplina de Psicodinâmica da Aprendizagem, reflita e construa uma análise crítica, embasada teoricamente, se o caso abordado retrata uma dificuldade de Aprendizagem, uma Dificuldade de Ensinagem ou ambas. (máximo 10 linhas) O caso abordado trata-se de uma dificuldade de Aprendizado e dificuldade de Ensinagem, pois o aluno Paulo não consegue acompanhar a sua turma, sentindo-se constrangido. A professora antes de encaminhá-lo para APAE