Psico 1
PSICOPEDAGOGIA NA ESCOLA
TEXTO DISSERTATIVO
LIOBINA JOAQUIM SANTANA SANTOS
ESPIGÃO DO OESTE RO 10/09/2014
PSICOPEDAGOGIA NA ESCOLAR
O presente estudo está centrado na contribuição do psicopedagogo no contexto escolar, este é por meio de uma atuação diferenciado e pautado na formação do cidadão de uma forma global. Neste processo de busca e reflexão faz-se necessário uma importante indagação: Qual é o real papel do psicopedagogo no contexto escolar?
Nesse sentido, é extremamente relevante um trabalho de estudo e análise que reflete sobre a função e a contribuição de um psicopedagogo não contexto escolar, ou seja, diante do desafio de se lidar com as diferencia e aprendizagem.
Dessa forma, refletir criticamente sobre a relevância do psicopedagogo dentro de uma instituição nos desperta para a necessidade de se buscar uma educação de qualidade e consciente de que as crianças aprendem de formas distintas e que se faz necessário um trabalho diferenciado em cada unidade escolar com os alunos de aprendizagem seria dificuldades de aprendizagem ao decorrer da Educação Básica.
O psicopedagogo pode desempenhar uma prática docente, envolvendo a preparação de profissionais da educação, ou atuar dentro da própria escola. Cabe também ao profissional detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem: participar da dinâmica das relações da comunidade educativa a fim de favorecer o processo de integração e troca; promover orientações metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos; realizar processo de orientação educacional, vocacional e ocupacional, tanto na formação individual ou em grupo.
O papel da psicopedagogia no planejamento escolar é refletir as ações pedagógicas e suas interferências no processo de aprendizagem do aluno. Neste momento, devemos ter cuidado para que a reunião não se resuma á execução da situação ditas pedagógicas e pautada na mera reprodução de encontros