Quest o 1 Psico Interdisciplicar
724 palavras
3 páginas
Questão 15Questão 151
O rigor psicométrico de um instrumento de medida é avaliado por alguns destes critérios:
I. Profissionais treinados apresentam grau de concordância satisfatório quanto à pontuação de suas variáveis.
II. Os dados normativos de uma determinada população podem ser extrapolados a outras populações, utilizando-se coeficientes representativos.
III. As estimativas do grau de fidedignidade indicam que ele fornece informações precisas, isto é, que os resultados têm variância de erro mínima, sendo próximos dos valores reais.
É correto APENAS o que se afirma em:
A. I e II.
B. I e III.
C. II e III.
D. II.
E. III.
1. Introdução teórica
Fundamentos, métodos e técnicas de coleta e análise de informações para investigações científicas e avaliação de fenômenos psicológicos. Parâmetros Psicométricos
Testes psicométricos
Os testes psicológicos são instrumentos padronizados de avaliação criados segundo alguns critérios básicos: ter adequada fundamentação teórica e obedecer aos parâmetros psicométricos de “validade”, “precisão” ou “fidedignidade” e “padronização”.
O parâmetro “validade” garante que o instrumento mede efetivamente o que se propõe a medir. Três categorias de validade são consideradas: a “validade de construto”, que indica se o instrumento produz resultados compatíveis com os obtidos a partir de outros instrumentos criados para o mesmo fim; a “validade de conteúdo”, que indica se o instrumento mede efetivamente todos os aspectos que se propõe a medir – e somente eles; e a “validade de predição”, que indica se o instrumento pode realizar acuradas predições comportamentais.
O parâmetro de “precisão” ou “fidedignidade” diz respeito à homogeneidade dos resultados (manutenção dos resultados de um mesmo sujeito em diferentes aplicações) e à estabilidade dos resultados (manutenção dos resultados de um sujeito ao longo do tempo).
O parâmetro “padronização” diz respeito às normas criadas a partir da avaliação de resultados obtidos por sujeitos