Ecossistemas
De modo geral a expressão ecossistema refere-se a toda e qualquer unidade (área) que envolva todos os organismos vivos (bióticos), que se encontram interagindo com o ambiente físico (abióticos) em que estes vivem, de tal forma que um fluxo de energia produza estruturas bióticas bem definidas e uma ciclo de materiais entre as partes vivas e as não-vivas".
Uma COMUNIDADE BIÓTICA é, portanto, um conjunto de organismos, num ecossistema, cuja composição e aspeto são determinados pelas propriedades do ambiente e pelas relações de uns organismos com os outros. O componente biológico de um ecossistema.
Conforme já estudamos, todo e qualquer Ecossistema, é constituído por florestas, rios, oceanos, etc., e apresenta componentes bióticos e substâncias abióticas que compõem o meio.
Há grande diversidade de ecossistemas:
Ecossistemas naturais (ambientes naturais) - bosques, florestas, desertos, prados, rios, oceanos, etc.
Ecossistemas artificiais - construídos pelo Homem: açudes, aquários, plantações, etc.
Em qualquer ambiente natural, terrestre ou aquático, os seres vivos, são influenciados pelo meio ambiente e mantêm relações entre si.
Interações que se estabelecem entre os organismos de uma comunidade e podem ser intraespecíficas (entre organismos da mesma espécie) ou interespecíficas (entre organismos de espécies diferentes).
Relações Intraespecíficas são aquelas que ocorrem entre organismos da mesma espécie. Podem ser colónias (são constituídas por organismos da mesma espécie que se mantêm anatomicamente unidos entre si. A formação das colónia é determinada por um processo reprodutivo assexuado) ou sociedades (associações de indivíduos da mesma espécie, que não estão unidos, ou seja, ligados anatomicamente e formam uma organização social que se expressa por meio do cooperativismo). Relações Interespecíficas