Psicanálise
O presente trabalho, consiste em uma resenha dolivro “ A transferência” da autora Denise Maurano, publicado pela coleção Passo-a- Passo da editora Zahar. A obra inicia descrevendo a história da transferência por Breuer se enraizando ao conceitode Freud, demarcando sua estrutura na psicanálise.
Podemos iniciar com uma pré-história da psicanálise, na qual o dr. Joseph Breuer não poderá deixar de ser lembrado, dados os desdobramentos deseu famoso tratamento de Anna O. — a moça que inventou a “cura pela conversa”, apaixonou-se por seu médico e deu a pista do que viria a ser conceituado por Freud como transferência.
Freud descreve queo fenômeno da transferência é a chave da invenção desse novo método de tratamento, ou seja, analise. O sentido de estabelecimento de um laço afetivo intenso, que se instaura de forma quase automáticae independente da realidade, na relação com o médico, revelando o pivô em torno do qual gira a organização subjetiva do paciente. A transferência ganha tal importância que será condição preliminarpara o estabelecimento do tratamento psicanalítico.
Em seu livro Denise afirma que o desejo do analista é o que o habilita a manejar a transferência para colocá-la a serviço do trabalho analítico, e,portanto, vencer as resistências que tentam obstaculizar o processo, já que a transferência tem duas faces: facilitação e impedimento. Não menos importante não podemos deixar de citar acontratransferência, para Freud, a questão da transferência do analista distinguindo-a como contratransferência. Em sua visão, ela se refere ao conjunto das reações afetivas que um analista tem em relação a cada