Modelos atômicos
Disciplina Química Geral I
Docente Robson
Modelos Atômicos
Discente:
Rayanne Lucia Cruz Ribeiro
1º Período - DRE 113067135
Introdução
Os primeiros modelos atômicos
Um modelo científico é uma representação da natureza, uma imagem construída, que permite a compreensão de alguns fenômenos. Quando adequado, permite previsões acerca dos fenômenos estudados e torna possível a melhor compreensão da natureza.
Por outro lado, quando um modelo não é capaz de explica adequadamente determinados fenômenos, sua reformulação torna-se necessária. Isso é claramente observado nos modelos propostos para representar as propriedades e características da matéria, denominados modelos atômicos, os quais, ao longo da História, sofreram modificações.
Primeiras ideias sobre átomos
Leucipo e Demócrito, filósofos gregos que viveram entre os séculos IV e V a.C, criaram o conceito do átomo. Eles acreditavam que o universo era constituído por partículas indivisíveis, eternas e indestrutíveis, que estão em movimento no vazio.
Átomos de um elemento diferiam de átomos de outro elemento na forma, tamanho e no movimento, o que conferia propriedades características a cada elemento.
Essas ideias se chocaram com as de Aristóteles (384-322 a.C), que afirmava que a matéria era contínua, isto é, não formada de átomos. A concepção de Aristóteles acabou prevalecendo por mais 2000 anos.
Leucipo de Mileto (nascido em 500 a C.) e seu discípulo Demócrito de Abdera (460 a.C.) são geralmente apresentados juntos porque seus pensamentos constituem uma única doutrina reunida em vários textos conhecidos como a obra da escola de Abdera. Essa obra refere-se ao que chamamos de atomismo.
Modelo atômico de Dalton
Entre 1803 e 1808, quando John Dalton elaborou um modelo de estrutura da matéria que explicava os