Psicanálise
DA PSICOLOGIA
PSICANÁLISE
LINHA TEÓRICA DA
PSICOLOGIA
PSICANÁLISE
PSICANÁLISE
SIGMUND FREUD (1856-1939) foi um médico vienense que alterou radicalmente a forma de pensar a vida psíquica, pois ousou colocar os “processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões obscuras”, isto é as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos.
Médico residente em psiquiatra, tratava as histerias com
HIPINOSE (utilizada não só com objetivo de sugestão, mas também para obter a história da origem dos sintomas), para eliminar os sintomas dos distúrbios.
Indução à um estado alterado da consciência, onde investiga e/ou introduz novas ideias e sugestões.
PSICANÁLISE
Com o caso da paciente Ana O.(tinha um conjunto de sintomas que a faziam sofrer: paralisia com contratura muscular, inibições e dificuldades de pensamento. Esses sintomas tiveram origem na época em que ela cuidava do pai enfermo e nesse período ela tinha pensamentos e afetos que se referiam a um desejo que o pai morresse), Freud observou que devido a liberação das reações emotivas associadas ao evento traumático, os sintomas desapareciam. Sendo assim, denominou esse método de CATÁRTICO.
Possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa.
PSICANÁLISE
Quando Freud eliminou as perguntas no trabalho terapêutico com os pacientes e os deixou dar livre curso às ideias, observou que muitas vezes, os pacientes ficavam embaraçados, envergonhados com algumas ideias ou imagens que lhes ocorriam.
A força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud chamou de RESISTÊNCIA. E chamou de
REPRESSÃO o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma.
A MAIORIA DOS PENSAMENTOS E DESEJOS