Psicanálise e Cisne Negro
PROFESSORA: LARISSA ULLRICH
ALUNA: NICOLE KILPP
ANÁLISE DO FILME “CISNE NEGRO” A PARTIR DOS CONCEITOS DE ID, EGO E SUPEREGO
Escolhi o filme “Cisne Negro” para a realização do trabalho semestral por ser um filme bastante interessante onde é possível fazer ligações com diversos temas da Psicanálise. Os comentários acerca do filme são de que o diretor é um dos poucos que sofre influência da teoria psicanalítica em seus roteiros, sendo Cisne Negro considerado uma aula de introdução à Psicanálise. Entre muitas conexões que podem ser feitas do filme com a teoria, optei por abordar sobre o último tema visto em aula: Id, Ego e Superego.
Resumindo um pouco a história do filme, Nina é uma bailarina extremamente dedicada que ganha o papel principal na peça “O Lago dos Cisnes”. Na história, uma princesa que se transforma em um cisne branco e precisa do amor sincero de um príncipe para retornar à vida humana. O príncipe, porém, se enfeitiça pelo cisne negro que, apesar de dissimulado, apresenta o poder da sedução. O Cisne Branco se suicida diante do fato, representando a morte do amor idealizado.
Nina é perfeita para o papel do Cisne Branco, uma garota pura, extremamente frágil, doce, sempre esforçada durante os ensaios para conseguir um destaque maior na temporada, obcecada em buscar movimentos precisos no Ballet para atingir a perfeição, manipulada pela mãe para atingir essas condições. Durante os ensaios, o professor/ diretor da peça dizia que se tivesse que escolher apenas o Cisne Branco seria ela, mas para o papel do Cisne Negro ela não estaria pronta, por não ter capacidade para seduzir, se “deixar levar” e ser uma garota frígida, não despertando desejo nos homens. O diretor tenta seduzi-la ensaiando com ela, além de dar como lição de casa a tarefa de que ela se masturbe.
A relação intensa e de dependência com a mãe também é bastante aparente no filme. Uma mãe extremamente controladora com a filha, que teve que