Psicanálise resumo
A psicanálise estava ficando mundialmente conhecida, então surgiu uma preocupação em relação a como esse conhecimento seria transmitido.
Associação livre:? Consistia em deixar a pessoa falar o que viesse a cabeça, na elaboração do sofrimento, entender o que acontece e perceber que quem produz o sintoma é a própria pessoa; faz com que a pessoa refaça o caminho que levou ao sintoma e encontre outro caminho para lidar com o que aconteceu.
Quando algo é recalcado surge o sintoma, que vai permanecer até o paciente chegar ao ponto do que causou aquilo, ou seja, fazer uma elaboração (trazer para consciência elementos que haviam sido recalcados, porque incomodam).
DETERIORAÇÃO Após ser trazido para consciência, a ideia traz sofrimento ao paciente, até que ele possa se acostumar com ela e então encontrar formas alternativas para descarga. O paciente passa a ver essa vinda de elementos para a consciência como uma piora em seu estado, pois se sente pior do que antes de começar a análise. Essa piora chama-se deterioração. Porém, isso é algo positivo, pois indica que o tratamento está funcionando (os conteúdos recalcados estão sendo trabalhados, acessados e podem ser elaborados).
TRANSFERÊNCIA POSITIVA A pessoa normalmente chega ao tratamento vendo o psicanalista de forma positiva; com esperança; projetando sentimentos nele, isso se chama transferência positiva e é muito favorável à associação livre.
TRANFERÊNCIA NEGATIVA Após a transferência positiva inicial, as ideias recalcadas começam a vir para o consciente. Isso causa no paciente a deterioração e, com isso, ele culpa o psicanalista por seu sofrimento. O ambiente fica hostil e surgem sentimentos hostis no paciente, que tenderiam a fazê-lo brigar, porém, ele não briga e recalca essa agressividade (isso ocorre porque o psicanalista ainda é uma figura importante).
ATUAÇÃO Mesmo recalcada, essa agressividade tende a ser vivenciada de forma indireta (atitudes): Atraso para terapia, chiste