Psicanalise
Inconsciente: Exprime o conjunto dos conteúdos não presentes no campo atua da consciência é constituído por conteúdos reprimidos que não tem acesso aos sistemas pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas. Nele concentram-se elementos instintivos, que não são acessíveis a consciência. Ai, estão as fontes de energia psíquica e pulsões os instintos.
Consciente: É o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo Exterior e as do mundo interior. Que abarca todos os fenômenos que em determinado momento podem ser percebidos de maneira consciente pelo indivíduo.
Pré Consciente: Refere-se ao sistema em que permanece os conteúdos acessíveis a consciência. Fenômenos que não estão conscientes em determinado momento, mas podem tornar-se, se o indivíduo desejar se ocupar com eles.
2. Fale sobre os elementos que compõem a teoria do aparelho psíquico por FREUD: ID, EDO e SUPEREGO.
R: O id constitui o reservatório da energia psíquica, é onde se “localizam” as pulsões: a de vida e a de morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente, na primeira teoria, são, nesta teoria, atribuídas ao id. É regido pelo princípio do prazer.
O ego é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as “ordens” do superego. Procura “dar conta” dos interesses da pessoa. É regido pelo princípio da realidade, que, com o princípio do prazer, rege o funcionamento psíquico. É um regulador, na medida em que altera o princípio do prazer para buscar a satisfação considerando as condições objetivas da realidade. Neste sentido, a busca do prazer pode ser substituída pelo evitamento do desprazer. As funções básicas do ego são: percepção, memória, sentimentos, pensamento.
O superego origina-se com o complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. A moral,