Psicanalise
HELYARA SERENI DE OLIVEIRA
TEORIA E TÉCNICA PSICANALITICA I: FICHAMENTO MECANISMOS DE DEFESA DO EGO
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
2015
HELYARA SERENI DE OLIVEIRA
TEORIA E TÉCNICA PSICANALITICA I: FICHAMENTO MECANISMOS DE DEFESA DO EGO
Fichamento acadêmico realizado como parte dos requisitos parciais de avaliação da disciplina Teoria e Técnica Psicanalitica I, do Curso de Bacharel e Formação de Psicólogo do Centro Univ. das Faculdades Associadas de Ensino - FAE.
Orientador: Profª. Dr. Carmem Beatriz Rodrigues Fabrini
Mecanismos de Defesa do Ego
O ego na estrutura psíquica surgiu em resposta as frustações que o mundo externo impõe ao organismo, o Ego aprende a obedecer ao principio do prazer a medida em que ele vai se desenvolvendo, mas o id continua com o principio do prazer, com isto haverá conflito entre o id e o ego.
O superego incorpora ao ego como ferramenta de um controle automático para as exigências impostas pelo mundo. Por esta situação o ego e o superego acabam entrando em conflito; por conta destes conflitos desenvolvem-se os mecanismos de defesa que tem por sua objetividade proteger a psique conta impulsos ou afetos negativos que possam ocasionar conflitos que causem angustia.
Angustia é um sentimento que tem em reação ao ego diante a percepção inconsciente de situações que ameacem sua integridade psíquica. A angustia é uma reação de medo que não tem algum objeto aparente. Os mecanismos tem funções protetoras e são empregados por todos na vida cotidiana, estes mecanismos podem ser usados de forma destrutiva tornando-os uma ameaça para o bom desenvolvimento do ego.
Compensação : Mecanismo aonde o individuo mesmo inconscientemente tenta compensar uma deficiência real ou imaginaria ,ou seja encobre uma fraqueza e realça outra caraterística que considera desejável. Exemplo: A criança que não tem a visão por completa e não pode ler, mas dedica-se a um