psicanalise
Professora: Raquel
6 período psicologia
1 – O que é sintomas para Freud?
Sintoma é um compromisso entre um desejo e sua realização. Portanto, todo sintoma, por mais absurdo que possa parecer tem um sentido a ser revelado pela interpretação que se faz da história do paciente, do relato que ele mesmo faz de suas recordações, sensações e até mesmo da descrição de seu sintoma. Para tanto, Freud, ao invés de utilizar-se das interpretações feitas em casos de histeria, procura, no presente artigo, abordar a neurose obsessiva.
2 – Explique por que o sintoma é tão resistente.
As duas forças em conflito que se separam voltam a juntar-se no sintoma e reconciliam-se no compromisso do sintoma que foi construído. É também por essa razão que o sintoma é tão resistente: tem apoio de ambos os lados .
3 – Qual o caminho que o libido percorre até que se forma um sintoma?
Se a realidade se mantiver intransigente, ainda que a libido esteja pronto para assumir um outro objeto em lugar daquele que lhe foi recursado então a mesma libido finalmene será compelida a tomar o caminho da regressão e a tentar encontrar satisfação seja em organizações que já havia deixado pra trás seja em um dos objetos que havia anteriormente abandonado. A libido à induzida a tomar o caminho da regressão pela fixação que deixou após si nesses pontos do seu desenvolvimento. O caminho que leva a perversão se destaca nitidamente daquele que leva a neurose. Se essas regressões não suscitam objeção por parte do ego, não surgira neurose alguma, e a libido chegara a alguma satisfação real, embora não mais uma satisfação normal.
4 - Onde a libido encontra as fixações?
A libido encontra as fixações necessárias nas experiências do início da vida sexual, que, por ocorrerem numa época de desenvolvimento incompleto marcado pelo estado de desamparo e dependência absolutos , são capazes de ter efeitos traumáticos. De algum modo, o sintoma repete essa forma infantil de satisfação,