Redação - Reflexão
Reflexão
Diante de um tema sobre o qual devemos escrever é comum uma reação de desânimo. No início, não nos ocorre uma só ideia, não sabemos como começar e o que dizer. Isso pode ser evitado se, ao invés de começarmos logo a redação, utilizarmos parte do tempo procurando idéias através da reflexão. Essa reflexão poderá ser orientada através de um questionamento que busque um conteúdo ordenado e racional. A partir de uma simples pergunta inicial, podemos criar algo parecido com uma "reação em cadeia". A pergunta inicial dependerá do fato ou conceito que temos em mente, e poderá ser selecionada dentre as que se seguem:
Quando? (tempo)
Onde? (lugar)
Como? (modo)
Por quê? (causa)
Para quê? (finalidade)
Quais as consequências?
Depois disso, as idéias serão suficientes para, darmos conteúdo à redação. O próximo passo será selecioná-las e ordená-las, para que sirvam à introdução, ao desenvolvimento e ao fechamento do texto.
Deve ficar claro que os recursos para criarmos e desenvolvermos idéias dependerão muito da nossa cultura geral, da nossa vivência com o texto. Por isso, o interesse pela leitura de livros, jornais e revistas é fundamental.
ATIVIDADES
Leia o poema Neologismo, de Manuel Bandeira.
NEOLOGISMO
Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras que traduzem a ternura mais funda e mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo:
Teadoro, Teodora. Imagine agora o primeiro encontro do poeta com Teodora. Para isso, procure orientar-se utilizando as perguntas sugeridas:
Como aconteceu?
Quando aconteceu?
Onde aconteceu?
Quais as consequências do que aconteceu? Por quê? .