ATPS Teoria da administração
Marcio Luis Carreira, Alex Fernando Mariano, Ana Carolina Sartori, Rodrigo Setra de Oliveira
Resumo
Um dos principais fatores no desempenho de uma organização consiste na obtenção de eficiência operacional em relação aos concorrentes que possibilite oferecer produtos e serviços diferenciados no mercado. A competitividade e as mudanças no ambiente externo proporcionam às organizações não somente uma necessidade estratégica, mas sim uma necessidade no sentido de aprendizado em resposta as transformações globais. O campo do aprendizado é o aperfeiçoamento da capacidade individual com o desejo de trabalhar em conjunto para criar o novo conhecimento. Cabe aos líderes proporcionar um ambiente para a criação de sistemas e reflexão, e estimular a capacidade de trazer à luz e discutir os vários modelos mentais, desenvolver a inteligência coletiva da organização e criar condições para que ela funcione. Nesse contexto, verifica-se a constatação de uma eficiência operacional na utilização das ferramentas para gestão dos processos de uma empresa com foco na aprendizagem organizacional.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao término deste trabalho, pode-se concluir que uma organização não sobrevive sem a interferência de um líder, seja ele orientado para a tarefa, para o relacionamento, ou para as situações adversas do dia-a-dia. O estudo veio a constatar que o líder da organização pesquisada é orientado para as tarefas. Neste caso, acredita-se que o mesmo deve procurar dar maior atenção para o lado humano da empresa, e não somente reter-se em resultados.
O capital humano é o bem mais precioso que a organização retém, ele não sendo devidamente tratado e reconhecido, possibilita o aparecimento de vários percalços na vida do líder. Tais como: falta de comprometimento dos empregados, problemas de autoridade (devido à relação dos mesmos para com os empregados), desrespeito contínuo, não