a importancia do brinquedo
Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. Quando brincam, meninos e meninas exercitam e melhoram suas capacidades emocionais, intelectuais, motoras e sociais. A fantasia da brincadeira permite, por exemplo, que a criança experimente novos sentimentos, reproduza situações vividas em seu cotidiano e faça assim um treino para a vida adulta. Ao brincar, ela desenvolve o corpo e coloca em prática de forma despretensiosa o conteúdo escolar.
Durante a brincadeira a criatividade é estimulada, e com objetos simples a criança tem oportunidade de criar, inventar novas funções e utilidades desses objetos. Pedaços de papel, pano, caixas vazias, canudos, palitos, barbante, cola, lápis, etc., são objetos ricos para a criança poder externar sua capacidade de criação e de construção.
A brincadeira tem uma enorme função social, desenvolve o lado intelectual e principalmente cria oportunidades para a criança elaborar e vivenciar situações emocionais e conflitos vividos no seu cotidiano, favorece o desenvolvimento de um arsenal de recursos para interagir com outros pares, auxilia na resolução de problemas, aprende a seguir regras e combinados, desperta e desenvolve a criatividade, permite a possibilidade de escolhas e o contato com a diversidade.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, e organiza emoções. Através da brincadeira, a criança começa a compreender o mundo a sua volta, aprende regras e consegue segui las, testa habilidades físicas, como pular, correr, aprende a ganhar e a perder, desenvolve a linguagem oral e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, criação de novas regras, permite se expressar espontaneamente, manifestando