Psicanalise e as ideias de transferência de Freud
19 de setembro de 2014
Psicologia Médica
Psicanálise e sua relação com o filme : Método Perigoso
Isabella Pispico
Fabio Minari
Lucas Varella
Julia Rosenblatt
José Fernando Coelho
Psicanalise e as ideias de transferência de Freud Freud e Breuer,em 1893, realizaram investigações que os levaram a crer que os sintomas histéricos eram produzidos por vivências, as quais os enfermos não conseguiam se recordar. Os tratamentos nessa época eram principalmente em função da hipnose e da ab-reação sendo o segundo utilizado com mais frequencia.Esse consiste na hipótese de que caso houvesse uma memória do afeto e do processo desencadeantes dos sintomas histéricos,os mesmos poderiam desaparecer totalmente.
A psicanálise no seu inicio tinha ideias de Freud que apontavam a dificuldade de comunicação e relação entre o analista e o paciente como um importante obstáculo. Isso ocorria pelo fato do enfermo transferir para a figura do medico suas experiências e vivencias próprias, direcionando sentimentos diversos dentre eles amor,raiva,ódio,que na verdade eram destinados a outras figuras presentes na sua vida.
A ação de transferir esses sentimentos, pelas constatações de Freud, deixa de ser considerada como uma perturbação degenerativa na relação médico-paciente e passa a ser entendida como uma válvula de escape extremamente importante nessa relação, por ser uma manifestação psíquica do histórico da vida do paciente. A psicanálise gerou uma transformação da antiga teoria da memória do afeto citada anteriormente, o que desencadeou uma mudança no processo de analise e terapia que focou em apenas dissolver a resistência e facilitar a circulação. O psiquismo por ser considerado anteriormente como patologia ou anormalidade, teve seu conceito modificado e passou a ser visualizado em mais de uma face que corresponderiam a zonas de transição caracterizadas por uma crescente resistência à lembrança à medida que se aproxima do núcleo