O Surgimento da Psicanálise
Não é possível determinar-se com precisão o momento exato do surgimento da Psicanálise porque ela se iniciou aos poucos, na medida que Freud foi fazendo modificações nos seus métodos terapêuticos e acumulando conhecimentos teóricos sobre a mente. Essa dificuldade fica ainda aumentada porque quando se fala em Psicanálise pode estar-se referindo a três coisas distintas, ou a todas elas, ao mesmo tempo: uma técnica de tratamento psíquico, um corpo de conhecimentos teóricos sobre o funcionamento mental, um método de pesquisa psicológica.
Embora esses três aspectos sejam interdependentes, não evoluíram de modos paralelos. Cada um deles teve um caminho e uma emergência própria. Para uns o início da Psicanálise está em Psicoterapia da Histeria, de 1983; para outros, em A Interpretação dos Sonhos, de 1900 e para outros, ainda, em Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, de 1905. Há quem tome como referência o momento em que Freud abandona o método catártico e passa a valer-se da livre associação de idéias...
Assim, a idéia das associações livres surgiu entre 1892 e 1895; a concepção das defesas é de l894; A Interpretação dos Sonhos é de l900; a idéia explicita da transferência é de 1905; as teses sobre o narcisismo são de 1914; um texto sobre repressão só apareceu em 1915; a segunda tópica (id, ego, superego) é de 1920; a hipótese do instinto de morte é de 1923.
Em 1909, em conferência na Clark University, Freud disse que “se algum mérito existe em ter dado à luz a psicanálise, a mim não cabe pois não participei das suas origens. Ele estava se referindo ao médico vienense Dr. Joseph Breuer., que se utilizou da psicoterapia no tratamento de uma jovem histérica em 1880.
Porém mais tarde voltou atrás. e afirmou que: “em 1909, no salão de conferências de uma universidade norte-americana tive a primeira oportunidade de falar em público sobre a psicanálise. A ocasião foi de grande importância para a minha obra e movido