PSICANALISE PROVA
TRANSFERENCIA:
É o instrumento de cura no processo do tratamento. O individuo transfere para o terapeuta uma figura de seu inconsciente. Implica uma ideia de deslocamento.
ROUDINESCO: Processo constitutivo do tratamento psicanalítico mediante o qual o inconsciente do analisando concernentes a objetos externos possam a repetir, no âmbito da relação analítica, na pessoa do analista, colocando na posição desses diversos objetos.
Para Freud a transferência é algo que vai se construindo, já para Melanie Klein ocorre desde o primeiro momento.
Ele a representa diante de nós, por assim dizer, em vez de apenas nos contar. (Freud, 1930)
O paciente coloca o analista inconscientemente numa posição parental.
- Transferência negativa: raiva, implicância, rivalidade, competição, etc. Ex: A prof. Regina ia todos os dias com o mesmo tênis, um tênis branco porém que estava sujo por conta da onde trabalhava, a paciente dela um dia apareceu com um tênis igual ao dela e disse você comprou um tênis igual ao meu, me copiou.
- Transferência positiva: dependência, amor, desejo, etc.
- Transferência mista: uma hora gosta, na outra odeia.
O que o paciente transfere não é o que aconteceu e sim as suas fantasias, o que ele sentiu.
CONTRATRANSFERENCIA
Conjunto das manifestações do inconsciente do analista relacionadas com as da transferência de seu paciente.
As emoções que o terapeuta experimenta no decorrer de uma análise, em relação ao paciente, e que são relacionadas com circunstâncias sentidas na sua própria vida, que o afetaram consciente e inconscientemente. Tal como os pacientes têm transferência, os terapeutas e analistas têm contratransferência, já que todo o relacionamento atual é uma nova edição de antigos relacionamentos e este aspeto será igualmente válido para o analista.
Assim, a contratransferência no analista e a transferência no paciente são essencialmente processos idênticos, ou seja, cada qual inconscientemente experiência o outro como sendo alguém