psicanalise primeira topica e segunda topica
PSICOLOGIA
RAIANE VIANA DE SOUZA
PRIMEIRA TÓPICA E SEGUNDA TÓPICA
Ipatinga
Abril /2013
Primeira e Segunda Tópica
Na Primeira Tópica freudiana (A interpretação dos Sonhos - 1900) os lugares psíquicos são constituídos pelo Inconsciente, Pré-Consciente e Consciente, cada qual com seu tipo de processo e sua energia de investimento, sendo que cada sistema tem uma diferenciação também no seu significado funcional, sendo por isso que a mesma parte do aparelho não pode exercer funções contraditórias.
Inconsciente: conjunto de conceitos não presentes no campo atual da consciência.
Pré-consciente: sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis á consciência.
Consciente: sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior.
A psicanálise encontra desde o seu início o conflito psíquico no ser humano, o qual Freud descreve em sua metapsicologia como: exigências internas opostas. Ao nível tópico, esse conflito se dá entre sistemas ou instâncias. No desenho de sua primeira tópica, ele se encontra entre os sistemas: Inconsciente/Pré-consciente/Consciente, esta oposição corresponde igualmente à dualidade do principio do prazer e principio da realidade, onde o que esta em jogo é o conflito entre a satisfação da sexualidade e uma instancia recalcadora que possui aspirações éticas e morais.
Nesta concepção tópica do aparelho psíquico, o ego é considerado como sendo totalmente consciente, porém, Freud, a partir da escuta das histéricas, percebe que a resistência destas, que surge quando as associações deixam de fluir livremente, é inconsciente. Freud ao se questionar de que parte do ego surge essa resistência, conclui que só pode ser uma manifestação do ego, portanto o ego possui além da sua parte consciente, também uma parte inconsciente, responsável pelos seus mecanismos de defesa, entre eles o recalque e resistência, descobre também outros mecanismo