Psicanalise fase oral
Mamar no seio da mãe é uma das primeiras coisas que o bebê faz assim que nasce. E o ato é o ponto de partida da fase oral, que termina por volta dos dois anos. "No começo, tudo é sucção. A boca da criança é extremamente sensível ao toque. Sugar o seio ou a mamadeira é algo prazeroso para os bebês"
"A parte mais desenvolvida é a boca. É com ela que o bebê capta todas as sensações."
"Essa é a fase em que a criança entende o mundo pela boca",
Frustações:afastamento rigoroso de todos os objetos,desmame prematuro,proibição de suga o dedinho polegar.poderão desenvolver alcolismo(ego imperfeito).
Fase anal
Freud observou a conexão entre impulsos anais e sádicos. Inicialmente, o objeto da atividade anal-sádica é as fezes, e sua eliminação é considerada como um ato sádico.
À medida que o estágio anal progride, o sadismo assume uma natureza mais impessoal. Nas lutas em desenvolvimento em relação ao treinamento esfincteriano, a criança aprende a exercer poder sobre os pais cedendo ou retendo as fezes.
frustações como: treinos exessivos e severos de controle das fezes,grande desaprovação e irritação dos pais ao descontrole das fezes,poderão desenvolver avareza,e exagerada preocupação com limpeza e ordem.
Fase fálica
É o desenvolvimento sexual.
Pois o pênis é o órgão de maior interesse para ambos os sexos,A criança tem curiosidade em mostrar seu genital e ver o da outra,tem interesse em saber de onde vem os bebes.Frustações como:punição pelo interesse e curiosidade sexual,pais que brigam muito e sempre na frente da criança.Poderão desenvolver:impotência sexual,homosexualismo.