387978510183
2238 palavras
9 páginas
Resumo do livro: O que é psicanálise de Fábio Herrmann.Fábio Herrmann nasceu em 11 de julho de 1944 em São Paulo, formou-se em medicina em 1968 na USP (Universidade de São Paulo), ingressou em 1971 no instituo de psicanálise da sociedade Brasileira de psicanálise em São Paulo. Em 1976 recebeu o titulo de doutor em medicina pela UNICAMP (universidade estadual de campinas). Herrmann passou pela presidência da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), pela Federação psicanalítica da América Latina (FEPAL) e por outros postos científicos da Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Fábio Herrmann escreveu algumas obras entre elas o livro “o que é psicanálise” da coleção primeiros passos.
No livro “o que é psicanálise” Fábio Herrmann começa falando um pouco sobre o ser humano, segundo ele o ser humano é um tanto estranho e absurdo. O ser humano quando nasce e depois de longo tempo são incapazes e indefesos, não sabem comer sozinhos, não sabe defender-se do frio e ainda pode sonhar que esta comendo e por algum tempo se contentar com isso, a alucinação. O homem almeja bens matérias para se satisfazerem, mais na realidade nunca alcançaram tal realização, talvez por não saberem o que realmente quer. “As maquinas funcionam hoje quase como gente, as pessoas quase como maquinas”.
Fabio Herrmann fala um pouco sobre o método da psicanálise, relata sobre o que um psicanalista faz, o que estuda e o que analisam. Ele nos mostra que através da analise é possível ouvir o que o paciente fala e o que fala por trás de suas palavras. O que o paciente fala pode estar cheio de significados que nem ele mesmo imagina. Para se fazer uma boa análise é necessário que se faça uma junção de diversas coisas que o paciente pode expressar, o paciente fala de algo que lhe aconteceu ontem, fala de um detalhe no consultório, tosse, faz uma piada e etc. isso tudo deve ser analisado em conjunto e não aos pedaços como uma pessoa de senso comum provavelmente se interessaria a