Auto-Monitoragem
Introdução
2
Estilos Comunicacionais
3
► O Agressivo
3
► O Passivo
3
► O Manipulador
3
► O Assertivo
4
Auto-Monitoragem, um Estilo Comunicacional
4
Conceito de Auto-Monitoragem
4
► High Self-Monitors
5
► Low Self-Monitors
5
O Impacto do Contexto Social, Situacional e Contextual na Comunicação
6
Conclusão
7
Webgrafia
8
Introdução Na unidade curricular de LCI (Laboratório de Comunicação Interpessoal), foi proposto a todos os alunos a realização de um trabalho individual com temas relativos ao programa da disciplina. Relacionado com o ponto do programa “Estilos Comunicacionais”, foi-me proposta a abordagem do seguinte tema: "A auto-monitoragem é considerada uma característica de personalidade e um estilo comunicacional que permite uma adaptação camaleónica ao contexto. Distinga este estilo comunicacional de outros estilos e apresente argumentos a favor da ideia de que o contexto social, situacional e contextual tem um impacto diferenciado na comunicação." Ao longo do trabalho, são explicados os vários estilos comunicacionais existentes (agressivo, passivo, manipulador e assertivo) e a forma como a auto-monitoragem se relaciona com os mesmos. É, também, explicado o conceito de Auto-Monitoragem, High Self-Monitors e Low Self-Monitrs. No fim do trabalho, é discutido o impacto do contexto social, situacional e contextual na comunicação.
Estilos Comunicacionais
60% dos problemas que colocam barreiras à comunicação interpessoal, relacionam-se com a nossa habilidade para comunicar. Na relação com os outros, a comunicação pode adoptar vários estilos diferentes: o agressivo, o passivo, o manipulador e o assertivo. Cada pessoa tem tendência a utilizar constantemente um destes estilos.
O Agressivo:
Num estilo comunicacional agressivo, o interlocutor tem tendência em expressar-se num tom de voz alto; diz tudo o que pensa sem pensar nas consequências; mantem uma presença agitada;