Psic
A psicologia Escolar/Institucional tem primeiramente nos mostrar que há profissionais implicados com as questões de agir em Psicologia, com suas ferramentas conceituais e técnicas a sua incidência nas relações e que visam estabelecer trabalho, pesquisa, produção, e marcar uma referência, uma ética do psicólogo para a psicologia.
O psicólogo tem o dever de ampliar sua capacidade de analise, critica de intervenção, pois nos dias de hoje sua política estará orientada á razão de uma ética para com a sua ciência e seus limites. É a relação desta com as demandas sociais que perfazem o âmbito do publico e do privado.
Pela psicologia o campo da educação vem sendo olhado e escutado, respeitando- se a história que lhe é própria, bem como suas características: a responsabilidade de ensino das matérias de conhecimento, a tarefa de transmissão, o cultivo das experiências humanas, valores, princípios e também é responsável pelo congresso e desenvolvimento de nossa cidade.
O psicólogo escolar desenvolve apoia promove a utilização de instrumento instrumental adequado para o melhor aproveitamento acadêmico do aluno a fim de que se torne um cidadão que contribua produtivamente para a sociedade.
A psicologia Escolar, tem como referência conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento emocional, cognitivo e social, utilizando- os para compreender os processos e estilos de aprendizagem e direcionar a equipe educativa na busca de um constante aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem. Tendo participação na equipe multidisciplinar para respalda- La com conhecimentos e experiências cientificas atualizadas na tomada de decisões de base, como distribuição de conteúdos pragmáticos , seleção de estratégias de manejo de turma, apoio ao professor no trabalho com a heterogeneide presente na sala de aula, desenvolvimentos de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem ou comportamentos, programas de desenvolvimento de habilidades sociais e outras