Psi do esporte
RESUMO
A Psicologia do Esporte é uma ciência que trabalha os aspectos emocionais que influenciam no desempenho do atleta. É uma área de conhecimento recente em todo o mundo. O campo de atuação é novo no Brasil, mas as atividades desenvolvidas não são novas. A demanda é constituída no sentido de ter uma boa orientação psicológica para a melhora da performance, assim o trabalho do psicólogo do esporte orienta-se para o alcance de um melhor desempenho. A Psicologia do Esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. Além disso, precisamos estar atentos na influência dos fatores cognitivos, motivacionais e emocionais que estão diretamente ligados na questão do desempenho esportivo. A sua atuação está voltada tanto para o esporte de alto rendimento, ajudando atletas, técnicos e comissões técnicas a fazerem uso de princípios psicológicos para alcançar um nível ótimo de saúde mental, maximizar rendimento e otimizar a performance, quanto para a identificação de princípios e padrões de comportamentos de adultos e crianças participantes de atividade físicas.
Palavras-chave: Esporte, Emocional, Performance.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos como e onde se iniciou a psicologia do esporte, bem como, de que forma o profissional de psicologia deve atuar.
Compreenderemos a importância do estado emocional de um atleta, trabalhando com questões como motivação, personalidade, agressão e o bem estar do atleta, mostrando de que forma exatamente, que o psicólogo do esporte estuda, e como a psicologia do esporte esta ligada a outras ciências.
Falaremos sobre os campos de atuação do profissional de psicologia do esporte, mostrando a diferença entre a psicologia do esporte e psicologia no esporte, o que se espera desse profissional e como o psicólogo auxilia o atleta para o desenvolvimento de sua performance e de suas habilidades. Pretendemos com