Pseudocódigo
Os livros sobre a ciência de computação utilizam frequentemente o pseudocódigo para ilustrar os seus exemplos, de forma que todos os programadores possam entendê-los (independentemente da linguagem que utilizem).
Embora no caso da língua portuguesa existam alguns interpretadores de pseudocódigo, nenhum tem a projeção das linguagens Pascal ou BASIC, que no caso da língua inglesa se assemelham bastante a um pseudocódigo.
Abaixo vemos o exemplo de um programa que faz a leitura de dez números e calcula a média dos números positivos somente:
Os símbolos têm os seguintes significados:
< Menor que Maior que
>= Maior ou igual a que
= Igual a que Distinto que
PSEUDOCODIGO É UMA FORMA BEM SIMPLES E GENÉRICA DE ESCREVER UM ALGORITMO , USANDO UMA LINGUAGEM SIMPLES ,OU SEJA, UMA LINGUAGEM QUE QUALQUER PESSOA ENTENDA SEM A NECESSIDADE DE CONHECER QUALQUER TIPO DE INFORMAÇÃO.
É COMO O NOME INDICA , UM PSEUDOCODIGO, PORTANTO NÃO PODE SER EXECUTADO NUM SISTEMA REAL ,OU SEJA ,UM COMPUTADOR ,CASO ISSO ACONTECESSE DEIXARIA DE SER UM PSEUDOCODIGO E PASSARIA A SER UM CÓDIGO NORMAL.
NORMALMENTE NOS LIVROS DE CIÊNCIAS COMPUTACIONAIS, SÃO FREQUENTIMENTE UTILIZADOS O PSEUDOCODIGO PARA ULUSTRAR SEUS EXEMPLOS, DE FORMA QUE OS PROGRAMADORES POSSAM ENTENDER ÀS LÓGICAS DE PROGRAMAÇÃO.
APÓS O ENTENDIMENTO DO CONCEITO FICA BEM MAIS FÁCIL A CONVERSÃO PARA QUALUER OUTRA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO.
NO PSEUDOCODIGO SÃO ENCONTRADAS DOIS TIPOS DE DADOS AS CONSTANTES ,QUE É UM DETERMINADO VALOR FIXO QUE NÃO SE ALTERA ATÉ O TERMÍNIO DO PROGRAMA E AS VARIÁVEIS QUE CORRESPONDEM A UMA POSIÇÃO NA MEMÓRIA DO