pscologia social no serviço social
“o coração das pessoas é terra onde ninguém pisa”.
Alguma coisa, em cada situação de conflito, demanda um ajuste, longe dos ditames do olho por olho, da frieza da sentença e da vingança, que estão implícitos em alguns conceitos de Justiça.
Maria Nazaré Serpa
Introdução
A realidade social vivenciada nos dias atuais requer que os profissionais desta área tenham, na sua formação, capacidade de refletir criticamente sobre os acontecimentos de cunho econômico, social e psicológico que ocorrem na sociedade. Vários são os exemplos que vemos na mídia, principalmente nos jornais, sobre as consequências de uma sociedade que precisa ser mais igualitária. No Brasil, temas como o uso de drogas e a corrupção na política são recorrentes; tudo isso acaba trazendo alguns efeitos sérios à população.
Desta forma, este desafio consiste na análise do filme Tropa de Elite (Brasil, 2007, direção José Padilha), sob o prisma de alguns conceitos importantes da Psicologia Social.
O que é cultura?
Cultura são os valores que guiam o nosso comportamento social, está sempre em evolução, desenvolvimento e processo de mudança.
No filme “TROPA DE ELITE” nos é mostrado certa crítica à corrupção da polícia, dos governantes, mostra também a classe média, representada por estudantes universitários, que criticam a violência policial, porém estes mesmos estudantes participam do tráfico de drogas e também as consomem, assim favorecendo a violência.
A Polícia tem entre os seus, muitos policiais honestos, porém, os maus policiais existem.
Uma parte da cultura do Rio de Janeiro é mostrada no filme através do tráfico de drogas, Favelas, corrupção policial, a classe média representada pelos universitários, mostra a marginalização das favelas, a miséria sócio econômica e moral e também a luta desenfreada dos bandidos e dos policiais para provar quem consegue ser mais violento.
O filme mostra isso com