Pscicologia
O sistema de gestão da qualidade surge como uma alternativa para a melhoria do processo produtivo, gerando bens e serviços de alta qualidade para o cliente. Mas, apesar de todo o contexto promissor para se implantar a gestão da qualidade, é necessário manter-se alerta para a presença de conteúdos comportamentais que fogem a questões técnicas e que se forem negligenciados podem inibir o sucesso da implantação e manutenção do sistema. A implantação não só do sistema de gestão da qualidade, mas de qualquer outra coisa que seja novidade dentro da empresa, significa uma mudança, e na maioria das vezes, por uma tendência natural do ser humano, as pessoas envolvidas nesse processo tornam-se resistentes à mudança. A mudança muitas vezes representa para o individuo uma ameaça ao seu emprego, a uma posição estratégica ocupada na organização, uma quebra de uma rotina, uma criação de uma zona de desconforto, enfim abala o seu status.
Em tal perspectiva o presente artigo procura apresentar através de pesquisa bibliográfica, a importância das pessoas e a resistência a mudança na implantação de um sistema de gestão da qualidade, buscando um maior entendimento acerca da questão e procurando evidenciar fatores que diminuem a intensidade dessa resistência e a compreensão da importância do fator humano nas organizações.
A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO As pessoas são de extrema importância para o sucesso de uma organização, são elas que gerenciam e comandam a empresa, são elas que executam, controlam atividades e processos, são as pessoas também que