APEGO ENTRE CASAIS SEM FILHOS E SEUS ANIMAIS DE COMPANHIA
Aline da Silva Canani2
Ceres Berger Faraco3
RESUMO
Partindo do interesse em identificar o nível de apego dos casais sem filhos para com animais de companhia, o presente artigo trata de uma pesquisa que teve por objetivo verificar os níveis de apego estabelecidos entre casais sem filhos e seus animais de companhia. Utilizou-se a aplicação de dois instrumentos, sendo eles um questionário bio-sócio-demográfico e o questionário denominado Apego para com Animais de
Companhia. Foram submetidos à aplicação individual dos instrumentos 25 casais.
Fatores como tipo de união, escolaridade, estados de origem e renda não influenciaram estatisticamente as repostas dos casais. Entre os casais 15 deles apresentaram apego baixo e 10 casais apresentaram apego elevado, podendo-se concluir que, nesta amostra, em média não é elevado nível de apago entre os casais sem filhos com seus animais de companhia.
Palavras-Chave: Apego – Animais – Filiação
INTRODUÇÃO
O reconhecimento do elo entre o homem e os animais tem estimulado inúmeras pesquisas, que tentam compreender a essência deste vínculo, assim como estabelecer a conexão entre o saber comum e os estudos acadêmicos sobre o tema (FARACO,
2003).
Nesse sentido, é temática de pesquisa o interesse que os homens apresentam pelos animais, considerando-os como uma materialização de seus próprios complexos psíquicos e simbólicos. Tal fato é bem evidenciado na popularização de adoção de animais de estimação, sendo eles mais do que criados por seus donos, mas sim extremamente amados (DOTTI, 2005).
1
Artigo de pesquisa apresentado ao Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão II.
2
Acadêmica do Curso de Psicologia da FACCAT. Endereço Postal: alinecanani@yahoo.com.br
3
Veterinária, Doutora em Psicologia pela PUC-RS, Docente do Curso de Psicologia da FACCAT e