nutricao
Filetti, Fada 2
Lucas, Ronaldo3
Resumo
O presente estudo teve por objetivo avaliar a influência dos florais de Bach em cães, verificando a sua eficiência nos sintomas físicos, emocionais e comportamentais da dermatite psicogênica. Esta pesquisa trata-se da pesquisa de casos com uma amostra de cinco cães. Aplicou-se um questionário com os proprietários antes e após o uso da terapia floral, para estudar qual a melhor composição da formulação para cada caso. A utilização dos florais variou para cada cão, sendo que o tempo médio foi de seis meses.
Palavras chaves: cães, dermatite, florais, psicogênica, comportamento
Introdução
Atualmente já temos consciência que os animais apresentam sentimentos e capacidade de exibir comportamentos intencionais. Em julho de 2012, cientistas de diversas áreas reuniram-se na Universidade de Cambridge para reavaliar os substratos neurológicos relacionados à consciência e comportamento em animais e seres humanos. As pesquisas apresentadas pelos estudiosos neste encontro comprovam que os substratos neurais das emoções não estão limitados às estruturas corticais. As redes neurais sub-corticais despertadas durante estados afetivos em humanos também são igualmente importantes para a geração de comportamentos emocionais em animais (bibliografia da declaração de Cambridge).
Situações diversas no ambiente no qual o animal vive, forma como foi criado, o relacionamento com o proprietário e outros membros da família, assim como a forma ele processa suas emoções podem desestabilizar o estado emocional do mesmo. E caso esse desequilíbrio prosseguir por muito tempo pode levar ao desenvolvimento de doenças físicas. É comum também o animal desenvolver doenças físicas com o mesmo fundo emocional que o proprietário ou alguém da casa apresenta (SCOTT, MARIANI, 2009).
A rotina do relacionamento entre cão e proprietário marcada por um