Psc. organizacional
Doenças psicológicas relacionadas com o trabalho, muitas vezes nem paramos para pensar quais são os tipos de doenças e que fatores negativos que elas trazem para o ambiente coorporativo. Podendo muitas vezes as pessoas que não procuram ajuda médica, ficarem incapacitadas de desenvolver a função que sempre desenvolveram. Em alguns casos, as doenças de trabalho levam a morte.
As doenças relacionadas ao trabalho estão cada vez mais existentes. Os administradores devem estar sempre atentos e buscar uma solução para resolver estes tipos de problemas.
As doenças psicológicas se agravam por diversos fatores como: estresse, desmotivação, cansaço por fazer sempre a mesma tarefa, fadiga mental, depressão decorrente de problemas como assédio moral, entre outras doenças. As exigências das empresas com relação à entrega de tarefas acabam deixando seus funcionários com várias doenças psicológicas, e se o colaborador ficar doente, a empresa terá prejuízos com relação à saúde de seus colaboradores.
Analisando o objeto da “Doença no Trabalho” ou Patologia do Trabalho inclui o estudo do sofrimento, dano ou agravo à saúde, causado, desencadeado, agravado pelo trabalho ou com ele relacionado. Historicamente o conceito de doença transita entre o subjetivo e o objetivo, entre o individual e o coletivo, entre o físico e o mental. Este autor identifica duas dimensões das doenças: uma dimensão individual onde a noção de dano ou agravo à saúde é fortemente influenciada por valores culturais, variando de acordo com o nível de sensibilidade de cada pessoa: e outro de dimensão populacional que é resultante do complexo somatório das dimensões individuais, socialmente definidas em função da dinâmica de padrões culturais, econômicos, políticos, científicos e do conhecimento/informação.
Muitos são os transtornos que abrem portas para todos os tipos de doenças psicológicas e psiquiátricas. A pressa, a necessidade de profissionalização, o