Psa postos de trabalho de sistemas de elevação de vidros
Este local de trabalho (PSA) é composto por seis postos de trabalho, sendo que os quatro primeiros são de tarefas individuais e distintas embora sejam dependentes umas das outras. Os últimos dois têm uma função parecida apenas variam na direção de montagem, isto é, um deles faz a montagem dos componentes pré-montados pelas colegas de trabalho nos postos de trabalho anteriores para elevadores de vidro do lado direito e no outro é realized a montagem de elevadores de vidro para o lado esquerdo.
Os riscos a que os trabalhadores estão expostos não são do conhecimento dos mesmos, sendo que a falta de formação e informação aos trabalhadores é a principal causa para este efeito.
Quais os principais riscos encontrados em PSA?
Risco de queda de materiais com peso mediano a muito alto;
Riscos ergonómicos;
Riscos psicossociais;
Risco de descarga elétrica em postos de trabalho com eletricidade estática.
Medidas preventivas
Manutenção preventiva, em vez de corretiva; Rotatividade de tarefas; Rotatividade de turnos; Sinalização visível de obrigatoriedade de uso de equipamentos de proteção individual; Substituição do mais perigoso pelo menos perigoso; Documentação necessária a cada posto de trabalho acerca dos riscos a que cada trabalhador se encontra exposto no mesmo; Formação e informação permanente em matéria de segurança e higiene no Trabalho, principalmente quando existe mudanças no layout da empresa, acidentes de trabalho ou em caso de uma nova admissão na empresa; Formação e informação em matéria de ergonomia de modo a evitar comportamentos e posturas inadequadas nos respetivos postos de trabalho.
A aplicar nos postos de trabalho de PSA:
Fichas de planos de manutenção preventiva/corretiva onde constem nome, data, tarefa efetuada e respetiva assinaturas (a hora é facultativa);
Cada trabalhador tem de possuir uma ficha de distribuição de equipamentos de