Panorama do setor automotivo: as mudanças estruturais da indústria e as perspectivas para o brasil
Bruna Pretti Casotti Marcelo Goldenstein*
* Respectivamente, economista e gerente do Departamento de Indústria Pesada da Área Industrial do BNDES.
SETOR AUTOMOTIVO
Resumo
Após muitas décadas de relativa estabilidade, o mercado automotivo mundial passa por profundas transformações. Os fabricantes japoneses e coreanos ampliam a participação de mercado e levam as montadoras tradicionais a crises financeiras. Enquanto os mercados desenvolvidos estão saturados, a Índia e a China, com imenso mercado potencial, passam a produzir e consumir grande quantidade de veículos, alterando as estratégias das principais empresas do setor. Outros países emergentes, com destaque para o Brasil, o México e os do Leste Europeu, também ampliam vigorosamente seu ritmo de produção. Surgem novos combustíveis e tecnologias de propulsão de veículos, que podem substituir total ou parcialmente os carros tradicionais a gasolina.
Que estratégias o país deve adotar para garantir e ampliar os investimentos na cadeia automotiva do país? Como o BNDES pode contribuir com a indústria automotiva brasileira em um momento de significativas mudanças conjunturais? O Brasil, com um expressivo impulso nas vendas internas, se afirma como um dos principais players mundiais do setor. Ao mesmo tempo em que aumenta sua participação na produção mundial de veículos, amplia as atividades de engenharia e desenvolvimento, projetando e produzindo internamente veículos compactos de baixo custo. E, com a introdução dos motores flex, se torna referência mundial na utilização de combustíveis renováveis.
148
Panorama do Setor Automotivo: As Mudanças Estruturais da Indústria e as Perspectivas para o Brasil
indústria automobilística tem enorme relevância na economia mundial, movimentando cerca de US$ 2,5 trilhões1 por ano. Por causa desses valores e de seu forte efeito multiplicativo, atribui-se a ela 10% do