Sustentabilidade
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Bruno Paulo Ferreira
Isabella Lopes Fonseca de Souza
William Fabiano Douglas Gonçalves
SUSTENTABILIDADE NO MERCADO AUTOMOBILISTICO
Belo Horizonte
2014
1 INTRODUÇÃO
Devido às pressões ambientais, econômicas e mercadológicas uma revolução está em curso no setor automobilístico em decorrência da crescente necessidade de produzir-se automóveis mais leves, econômicos, seguros e menos poluentes.Um material que apresente altíssimo desempenho e que seja capaz de atender a todos os requisitos, mas este material não existe. O que se tem é um cenário de competição entre os materiais existentes ou um cenário de desenvolvimento contínuo dos materiais clássicos ou, ainda, um cenário de mudanças abruptas com a utilização de novos materiais. A indústria automobilística é um dos setores da economia no qual a competição é mais acirrada e as mudanças na estrutura das empresas ocorrem com maior frequência sendo que o Brasil é o quarto maior mercado e o sexto maior produtor automotivo mundial (2010).
A indústria automobilística brasileira tem sua base de produção descentralizada no país, tanto no que se refere às montadoras e fabricantes dos produtos finais, como à indústria fornecedora de autopeças. que são continuamente desafiados a suprir a demanda por melhor qualidade, menor custo e melhor eficiência para as linhas de montagem automotivas. No Brasil, a indústria automotiva teve início tardio, em relação a outras nações desenvolvidas. Essas nações já conviviam há pelo menos 50 anos com o automóvel quando as primeiras fábricas e montadoras se estabeleceram no país.
O envelhecimento da população mundial e o aumento do padrão de vida exigirão veículos confortáveis. Paralelamente, questões ambientais continuam desempenhando um papel cada vez mais importante nas especificações dos carros. Os veículos deverão ser menos poluentes e mais recicláveis, mas apenas atitudes, sem a correspondente prática