Pré socráticos
Ensino Médio
Beatriz Oliveira
Rebeca Vitória e
Marcelle Marquini
Alguns filósofos pré-socráticos
São João de Meriti
2013
[pic] Colégio de aplicação Professor José de Souza Herdy
Ensino Médio
Alguns filósofos pré-socráticos
São João de Meriti
2013
Introdução
No período em que o mito predominava, o poeta é quem tinha grande autoridade sobre quem o ouvia. Os poetas diziam, por exemplo, que alguns lugares eram habitados por deuses. Porém, com as navegações, descobriram que os lugares que diziam ser habitados por deuses, eram habitados por homens. Portanto, os filósofos abandonaram o mito e partiram para lógica. O “primeiro” dos filósofos foi Tales. Por isso foi interessante pôr Tales de Mileto como início do nosso desenvolvimento. Também não pode deixar de serem citados Heráclito e Parmênides, que são os filósofos importantes para várias outras gerações.
A arché significa princípio fundamental. Cada filósofo pré-socrático tinha a sua arché. Ou seja, o elemento primordial, fundamental para a origem do universo.
Existem dois estudos: O da cosmogonia e cosmologia. Os pré-socráticos tentavam afastar a cosmogonia e começar a cosmologia. Visto que cosmogonia é o estudo da origem do universo baseado nos deuses e cosmologia é o estudo da origem do universo baseado na lógica.
O nome pré-socrático se refere ao tempo antes de Sócrates.
Desenvolvimento
Tales de Mileto
Tales de Mileto foi o primeiro filósofo pré-socrático. O mesmo, não deixou nada escrito, mas sabemos que ele ensinava ser a água a substância única de todas as coisas. A sua arché/princípio fundamental. Segundo Tales, ao se resfriar, a água se tornou densa e deu origem a terra e ao aquecer, se transformou em vapor e ar (e se transforma), que se tornam chuva quando esfriados.
Heráclito