pré-socráticos
Daqui em diante vamos estudar os primeiros filósofos gregos, entre eles: Tales, Anaximandro, Heráclito, Pitágoras, Xenófanes, Parmênides, Empédocles e Demócrito. Os filósofos pré-socráticos são os filósofos que surgiram antes de Sócrates, que deram início à primeira fase da filosofia.
DESENVOLVIMENTO
Tales de Mileto: Tales de Mileto foi reconhecido como o primeiro filósofo do Ocidente e apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Ele nasceu em Mileto, uma antiga colônia grega localizada na Ásia Menor, por volta de 645 ou 624 antes de Cristo. Alguns estudiosos consideram Tales o Pai da Filosofia Ocidental. Ele instituiu a Escola Jônica e estabeleceu conhecimentos sobre a ética, a política, a verdade e a totalidade que ainda são estudados e considerados nos tempos contemporâneos. Na filosofia, Tales girava seus pensamento sem torno de assuntos da natureza e seus elementos: Terra, Ar, Fogo e Água. Ele foi um visionário, percebia a realidade muito além de seu tempo. Tales veio a falecer, provavelmente, em 558 ou 556 antes de Cristo.
Anaximandro de Mileto: O filósofo , astrônomo grego e pré-socrático nasceu em 610 a.C em Mileto, atual Turquia, e faleceu em 547 a.C, na mesma região. Anaximandro foi discípulo de Tales, sendo-lhe conferida a autoria da descoberta da obliquidade da eclíptica, a introdução do quadrante solar e a invenção de mapas geográficos.
Na Ásia Menor, a cidade de Mileto era uma das mais importantes, foi conquistada pelos Lídios e destruída pelos persas, e depois, no século 10, por um terremoto. Anaximandro estudou na Escola de Mileto.
Anaximandro defendia a ideia da existência do “apeíron”, elemento infinito e indestrutível que geraria todos os seres e componentes finitos. Segundo seus estudos, os seres vivos teriam surgido a partir do barro.
É creditado a Anaximandro a ideia de centralidade do planeta Terra no Universo, e a medição dos solstícios e dos equinócios nos trabalhos de medição da distância entre