Pré Socráticos
Heráclito nasceu na cidade de Éfeso não participou da poítica e desprezou a religião acreditava que o o sol é novo a cada dia, ou seja, o mundo está em constante mudança, Heráclito também diz que os opostos são características do mesmo, como, por exemplo, "o mel é doce e amargo" para ele,todo ser carrega consigo o seu oposto,os opostos estão sempre lutando e um não existe sem o outro.
Tales de Mileto foi o primeiro pré socrático que atuou na filosofia, na política e na astronomia, tudo junto. Dizem que consegui prever um eclipse solar, e formou seus princípios ao longo de muitas viagens que fez. Quando foi para o Egito além de ter medido uma pirâmide usando a própria altura e o comprimento de sua sombra, técnica usada até hoje e conhecida como Teorema de Tales, ele observa que nas épocas de cheia do rio Nilo, o solo ganhava vida e se tornava fértil. Por isso afirmava que a água era o principio de tudo, pois o quente vive com o úmido mas as coisas mortas se ressecam, as sementes são úmidas e os alimentos suculentos, considerava a água um Deus que está presente em todas as coisa, ou seja, para ele a água era o arché.
Anaxímenes era diferente de todos os outros. Ele achou a explicação para todas as coisa no ar. Elemento que para ele não era tão abstrato quanto o apeíron, mas também não tão palpável quanto a água,acreditam que ele identificou esse elemento por ter visto seu movimento e por ele poder se adaptar a todas as formas da natureza quando está mais rarefeito; surge o fogo e quando se condensa