Pré- Projeto: tema Drogas
O que é Droga? Como podemos Classificá-las?
Qual a diferença entre droga lícita e droga ilícita?
Quais são as drogas mais consumidas pelas pessoas?
Que problemas as drogas causam em usuários e na sociedade em geral?
Qual é o nosso papel como Cristão em relação a esses problemas?
O termo droga tem uma definição bastante específica. Segundo a definição literal vê-se que droga é uma substância de uso médico ou terapêutico, ou ainda, aquilo que tem entorpecente, alucinógeno ou excitante, cujo uso pode levar a dependência.
Podemos Classificar em dois tipos: lícitas e ilícitas.
Lícita é uma droga cujo o uso e a comercialização é permitido por lei. Podendo ser consumida e comercializada pela população.
Ilícita são as drogas “proibidas” que não são permitidas por lei.
As mais consumidas pela população são as drogas lícitas que podem ser comercializadas livremente como o álcool, tabaco e drogas de farmácia.
As drogas causam muitos problemas para as pessoas que usam, para os familiares e para a sociedade em geral. Vejamos alguns tipos de drogas e suas consequências :
Tabaco- Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, o fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais, para cada minuto gasto fumando um cigarra reduz um minuto de vida”. Até setecentos aditivos químicos talvez entrem nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. No entanto, constam entre os ingredientes matais pesados, pesticidas e inseticidas. Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros. Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias