FORLANDIA
Montou o projeto Fordlândia, que era a construção de uma cidade e o plantio de um imenso seringal no meio da Mata do Pará ( na Floresta Amazônica).Comprou as terras em Santarém no Pará, às margens do rio Tapajós e iniciou o plantio.O ano era 1928 e seus funcionários chegaram aclamados pela nossa elite tupiniquim como os vingadores da roubalheira inglesa e salvadores da Pátria Amazônica.
Deu tudo errado.Ford perdeu U$$160 milhões de dólares( em dinheiro de hoje), produziu um desastre ecológico( arrasou com o meio-ambiente local) e acabou abandonando o projeto. Seus funcionários, antes aclamados agora foram embora como fugitivos.
O autor entrevistou alguns sobreviventes desta época, fuçou em arquivos dos governos brasileiros e americanos e também da Ford.
Constatou-se o fracasso de um empresário arrogante,antissemita que é venerado como um profeta do capitalismo industrial e acabou discutindo a estatização de suas terras para que nelas fossem instalados os judeus da Europa, que fugiam do holocausto.
Henry Ford achava que a vaca era o mais inútil dos animais e mais desagrádavel da natureza e desaconselhou os sertanejos a desbravarem a natureza para criar gado ( hoje o maior problema da Amazônia é o seu desmatamento para o pasto) e por ironia o seu antigo campo de golfe e as quadras de tênis, servem de pasto e estábulo na Amazônia.
Publicado em: 10 julho, 2009