Pré projeto TCC.
O presente trabalho visa primeiramente contribuir para uma prática mais consciente de docentes que atuam dentro das academias e também alertar a possíveis alunos que tendem a não observarem se a atitude do Profissional de Educação Física (PEFAM) que trabalha na área da musculação tem ocorrido de forma coerente ao objetivo definido pelo aluno, que é naturalmente o ganho de massa muscular; não deixando então de perceber e corrigir a postura corporal destes mesmo que sejam alunos veteranos, porque, o simples saber realizar o exercício não basta, mas, é preciso que tenha um acompanhamento mais de perto do professor para interferências, trabalhando dentro do possível com a consciência corporal, a noção do eu no espaço, e consequentemente a repetição até o aperfeiçoamento da mecânica do movimento, minimizando a sobrecarga desnecessária pela má postura corpórea, na coluna vertebral, por exemplo.
A “Postura Padrão” refere-se a uma postura “ideal” ao invés de uma postura média; [...] O alinhamento esquelético ideal utilizado como padrão é consiste com princípios científicos válidos, envolve uma quantidade mínima de esforço e sobrecarga, e conduz à eficiência máxima do corpo. (FERREIRA, A. C. D.; p. 02, 2010).
Tendo em vista que a sociedade atual começa a reconhecer a importância dos exercícios sem a utilização de oxigênio ou anaeróbico para a geração de Adenosina Trifosfato- ATP ou bomba de energia para a manutenção da atividade muscular; a academia está sendo vista como um lugar mais propício à realização de exercícios físicos, e, neste caso, a realização da musculação, também pode ser um lugar propício a lesões que pode ser pela realização dos exercícios sem uma devida orientação; pois, na ficha que consta os exercícios há também desenhos demonstrativos de uma pessoa realizando os exercícios descritos, o que torna a prática do professor ainda mais especial, pois, o conhecimento do profissional de Educação Física atuante no segmento